quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Balanço da XVI Conferência de Filosofia da ESMTG

António-Pedro de Vasconcelos

A XVI Conferência de Filosofia da ESMTG foi um sucesso. A sala esteve praticamente cheia, sendo o auditório constituído maioritariamente por professores, muitos deles professores de Filosofia de outras escolas do Algarve.
Os alunos também marcaram presença em bom número, sendo de destacar que não é permitida a ida de turmas inteiras, mas apenas daqueles que manifestam uma genuína vontade em participar, mesmo sabendo de antemão que as eventuais faltas a aulas não lhes serão justificadas. Pretende-se com este critério garantir que todos os alunos presentes estão realmente interessados na conferência, o que ajuda a explicar o seu excelente comportamento, facto que tem sido, aliás, reiteradamente elogiado pelos conferencistas ao longo dos anos.
Na avaliação do evento, realizada sob rigoroso anonimato pelo público, o conteúdo, o interesse e a organização da conferência foram globalmente avaliados com 4,8 em 5.
Depois de receber as boas vindas pelo director Telmo Soares e da sua breve apresentação pelo assessor de grupo Luís Gonçalves, António-Pedro de Vasconcelos brindou-nos com uma comunicação vívida e muito interessante, relacionando os temas de modo por vezes surpreendente, com recurso a inúmeros exemplos e abordagens transversais e multidisciplinares, sem nunca abdicar da clareza da exposição das ideias nem abrandar o ritmo a que estas eram apresentadas.
Assim, foi particularmente rica para os professores e, principalmente, para os alunos, a interligação permanente entre o enquadramento histórico, as diferentes formas de arte (cinema, literatura, música, escultura, arquitectura, pintura…) e as implicações sociais e políticas da arte e, particularmente, do cinema. No final, todos ficaram a conhecer melhor as teses de Aristóteles sobre a ficção e o modo como elas se materializam ao longo da história da cultura, na literatura, na arte e, em particular, no cinema de John Ford.
Depois da comunicação, uma rica e diversificada palete de histórias contadas com mestria e entusiamo por este excelente “contador de histórias”, aconteceu o habitual debate e, no final, o realizador autografou os exemplares do seu livro que lhe serviu de base, intitulado O Futuro da Ficção.
O grupo de Filosofia da ESMTG quer tornar público o seu agradecimento ao patrocinador da conferência, o Pestana Alvor Praia Hotel, e também ao jornal Sul Informação, que contribui ano após ano para uma mais eficaz divulgação das atividades do grupo, como se pode constatar aqui.


A passadeira vermelha...
Luís Gonçalves apresenta o conferencista
Panorâmica do respeitável público
O cineasta autografa o seu livro

Para ao ano teremos a décima sétima.


Apoios:



Sem comentários:

Enviar um comentário