sábado, 15 de março de 2014

XV Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes: uma exposição que deu muito que falar


No âmbito da XV Conferência de Filosofia da Teixeira Gomes, o 10.º M pegou em papel e lápis e foi por aí perguntar a diversas pessoas (alunos, professores, pais) o que entendiam por felicidade. Estas opiniões, completadas com as dos alunos e alunas da própria turma, foram reunidas numa exposição subordinada ao título Ser feliz é...

Esta iniciativa permitiu confrontar a espontaneidade dos jovens com a maturidade das teses filosóficas clássicas sobre a felicidade, de que nos falou com mestria e clareza António Pedro Mesquita, especialista de Filosofia Antiga da Universidade de Lisboa, na conferência de filosofia deste ano.

Curiosamente, António Pedro Mesquita escolheu algumas das frases expostas para a elas se referir durante a conferência, em virtude das semelhanças com as teses por si analisadas sobre a felicidade.

As frases escolhidas foram estas. Descubra as semelhanças com o que foi defendido por Aristóteles, estoicos, epicuristas…

Para mim felicidade é quando o que eu penso, o que eu digo e o que eu faço estão em harmonia.
Maria António Louseiro

O bem estar físico e mental.
Maria Inês 

Felicidade é ausência de dor.
Carlos Correia

A felicidade para mim é ter dinheiro, amigos, família e saúde.
Maria Oliveira

A felicidade para mim é ter o que quero, como quero e quando quero.
Miguel Guerreiro

Para mim a felicidade é bem estar.
João Cabrita  

A felicidade é conseguir entender as infelicidades e poder viver com elas.
Jaime Pires

A felicidade é estar na boa.
João Santos

A felicidade é correr tudo bem.
Anónimo

Para mim a felicidade é simplesmente a beleza da simplicidade. É a paz interior que encontramos quando os nossos sentimentos se tornam claros. É apenas quando tudo se torna simples e puro. E quão bonita é a felicidade... Pena é que as pessoas não consigam ver essa realidade. Que pena que com o passar dos anos essa realidade venha a ser esquecida algures no meio do livro que é a nossa vida.
Mariana Simão

Pode encontrar mais informação sobre a conferência aqui.

Para o ano há mais :)

1 comentário:

  1. Em nome da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e Ciência, gostaria de convidar o responsável por este blogue a conhecer o catálogo de blogues educativos do Portal das Escolas e a fazer o registo deste trabalho no catálogo. O BloguesEDU está em https://www.portaldasescolas.pt/portal/server.pt/community/04_catalogo_blogs/284
    O registo deve ser realizado por um professor registado no Portal, depois de ler a documentação constante em "Apoio técnico".
    Cumprimentos e parabéns pelo trabalho!
    Pela equipa BloguesEDU,

    Teresa Pombo (bloguesedu@dge.mec.pt)

    Em caso de dúvida, não hesitem em contactar-nos.

    ResponderEliminar